A Lancheira do seu Filho!

A Lancheira do seu Filho!

A vida materna e suas fases! Após os primeiros seis meses de vida do bebê chega o momento de a família apresentar o mundo de sabores e texturas ao pequeno, é a hora da introdução alimentar, logo eles começam a comer o mesmo cardápio da família e esperamos que nesse momento as opções à mesa continuem a ser saudáveis.

Um pouquinho mais a frente chegamos na fase pré-escolar e as preocupações começam a ser com os alimentos que vamos colocar em suas lancheiras. Precisamos pensar em lanches saudáveis, atrativos para os pequenos, evitando a mesmice e opções muito calóricas, fazendo combinações harmônicas, práticas, rápidas e nutritivas.

Sendo assim, a mamãe e nutricionista materno infantil que aqui vos fala, gostaria de compartilhar com vocês algumas dicas preciosas para que os pequenos garantam energia com muita qualidade e segurança durante o período que ficam na escola!

Dicas de Ouro

Primeiro, leve em conta o período em que seu filho fica na escola (manhã ou tarde) e a refeição que fez antes de sair de casa (café da manhã ou almoço). Depois, confira se está mandando dentro da lancheira uma opção de cada grupo alimentar:

Composição

  • 1 fonte de proteína ou lácteo (leite, iogurte, queijo);
  • 1 fruta ou legume in natura (pelas fontes de vitaminas, fibras e minerais);
  • 1 carboidrato para fornecer energia (pães e cereais);
  • 1 bebida para hidratar (água, água de coco ou refresco/suco natural).

 

Período integral – Frutas / Pãezinhos

  • Caso o seu filho estude em tempo integral e necessite de 2 lanches ao dia, sugiro enviar 2 opções diferentes: lanches que não necessitem de refrigeração é uma ótima opção para serem consumidos no 2º lanche do dia, ex: biscoito caseiro, torrada, pãozinho, bolinho caseiro, etc.
  • Deixe os lanches menos resistentes para consumir logo pela manhã, ex: omelete, iogurte natural batido com frutas, sopinha, sanduíche natural recheado, frutas frescas como melancia, melão, e todas aquelas que enviamos já cortadas.

Essas dicas de lanches acima servem também para as crianças que passarão meio período na escola, seja no turno da manhã ou da tarde.

 

Período integral – Bebidas

Em relação às bebidas, quem pode acompanhar meus posts sobre os lanches da Alice, já viu que sou super a favor de enviar água diariamente. Se seu filho possui hábito de consumir frutas regularmente, eu não vejo nenhuma necessidade de enviar sucos que é igual a mais calorias, mais açúcar, menos fibras, mesmo que natural. Mas a opção é da família! Sempre!

  • Água de coco, suco natural da fruta, iogurte batido com frutas para o 1º lanche do dia; água fresquinha, chá, ou suco natural da fruta “congelado” para o 2º lanche do dia.
  • Congelar o suco em forma de gelo e colocar na garrafinha térmica ainda congelado é uma ótima solução, até a hora do 2º lanche do dia as pedrinhas do suco congelado estarão derretidas e o suco mais “fresquinho” para ser consumido.

 

Armazenar: lancheira ou frasqueira térmica.

Para evitar a monotonia alimentar, varie o cardápio da lancheira semanalmente, considerando a idade do seu filho (cada faixa etária tem necessidades nutricionais e calóricas diferentes), possíveis alergias alimentares e intensidade de atividade física. Na dúvida, consulte o profissional especialista pediatra ou nutricionista materno infantil.

Um beijo da Nutri!

Receitinha de cookie de banana com cereais
(Para bebês a partir de 1 ano)

Receitinha de cookie de banana com cereais (Para bebês a partir de 1 ano)

Compartilhe!